Ciclismo
Tudo sobre ciclismo de estrada para iniciantes
3 de setembro de 2016
Mobilidade Urbana
Como as ciclovias ajudam na mobilidade urbana sustentável
15 de setembro de 2016

Você sabe o como funciona o ciclismo mountain bike?

Mountain bike quer dizer em sua tradução bicicleta de montanha. Esta bicicleta é utilizada para exercer modalidade de ciclismo radical, cujo objetivo é possuir capacidade para transpor percursos em diversos desníveis, irregularidades e obstáculos. Em alguns países da América Latina ou falantes da língua latina, o esporte atende por nome de BTT – que quer dizer Bicicleta Todo o Terreno. No Brasil é chamado mesmo de Mountain Bike.

 

A modalidade de ciclismo mountain bike

Mountain Bike

A modalidade de ciclismo mountain bike é praticada nos lugares mais inusitados possíveis, como trilhas de fazenda, morros, estradas sem pavimentação, parques e, inclusive, as próprias cidades. Para praticar tal esporte é preciso muita força e resistência, pois conforme mencionado no início do post, o ciclismo mountain bike é realizado em áreas completamente desniveladas, exigindo do participante um certo preparo físico. Outro ponto que chama atenção é que a prática do esporte exige um pouco de conhecimento sobre manutenção do instrumento, pois por se tratar de ser realizado em áreas isoladas, dificilmente você terá a sua disposição uma oficina ou alguém habilitado para sanar qualquer tipo de problema.

 

O estilo downhill mountain bike

downhill mountain bike

O circuito downhill mountain bike significa – Bicicleta de montanha em declive.

No downhill, o ciclista faz percursos mais ousados, ou seja, passando por lugares cobertos de descidas, estradas irregulares, pistas com muitas curvas, sendo obrigatório, por vezes, passar em pontos de salto, lacunas com o auxílio de rampa ou enormes degraus onde o ciclista se deixa cair para poder atravessar. Para realização da competição, é preciso que o ciclista esteja com equipamentos de proteção como capacete, joelheira com caneleira, cotoveleira e, para certos casos, até mesmo colete.

 

O estilo freeride no downhill

Bike Freeride no Downhill

O estilo Freeride é uma variação do Downhill. Ele é utilizado como forma de lazer e entretenimento, onde a principal diferença está em sua forma de utilização, que são em terrenos diversificados, ao invés vez de apenas terrenos com descidas. Outro ponto que 

chama atenção também são os passeios conhecidos como north shores. Este tipo de circuito é voltado para andar por cima de grandes troncos e árvores caídas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. O Freeride exige uma bicicleta diferentemente Downhill. O instrumento apresenta algumas variações: para utilizar a marcha dianteira, por exemplo, é preciso fazer o uso de mais de uma coroa.

Para quem não sabe, o circuito de Freeride também pode ser realizado em áreas urbanas, conhecidos Urban Assault, o que consequentemente, tira proveito dos obstáculos urbanos – geralmente escadarias, além de obstáculos fixos ou móveis. Sem dúvidas, a prática de Downhill e Freeride são considerados por seus competidores como o ângulo extremo do esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *