Mountain Bike
Ciclismo mountain bike e os estilos downhill e freeride
8 de setembro de 2016
Bicicleta roda
Bicicleta aro 26, 20, 16. Como saber o aro que devo comprar?
21 de setembro de 2016

A construção de ciclovias em qualquer cidade brasileira é uma iniciativa bastante significativa que representa um grande avanço no que tange desenvolvimento sustentável. Entretanto ainda há muito o que fazer, pois as ciclovias, infelizmente, não estão totalmente conectadas a toda a cidade.

 

O que é mobilidade urbana sustentável?

Bike urbana

A mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas no mundo inteiro. Com o avanço da indústria automobilística, optar pelo uso do automóvel, diariamente, levou à uma grande paralisia do trânsito, proporcionando diversos problemas ambientais com a emissão do dióxido de carbono – CO2 na atmosfera, além é claro, da ocupação do espaço público.

A mobilidade urbana, hoje, representa um melhor aproveitamento dos sistemas viários (trens, metrôs, bondes modernos), proporcionando mais segurança, menos estresse, diminuindo o fluxo de congestionamento, e principalmente, menos agressão no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber como legado, né?

 

Política nacional de mobilidade urbana

pexels-photo-112580

Parece que o assunto surgiu esses dias, mas o tema sobre mobilidade urbana é bem antigo. É como se estivesse na consciência da sociedade nacional e do Estado em repouso até que pudesse manifestá-lo. O deslocamento de pessoas, coisas e cargas já apresentava um grande problema para o futuro, exigindo soluções imediatas.

Devido à pouca consciência de mobilidade e suas diferentes práticas, os deslocamentos nas cidades, povoações e fora delas, quase sempre causaram grandes transtornos. Em última análise, a mobilidade urbana obedecia, e ainda obedece precariamente a normas técnicas e racionais. Pensando nisso, em 03 de janeiro de 2012, surge a Política Nacional de Mobilidade Urbana (editada) lei 12.587.

No Brasil, a lei não teve tanta atenção devida assim por falta de conhecimento, e é claro, preparação. Seria uma excelente oportunidade do país poder aproveitar os grandes eventos esportivos para pôr em prática tal política como realmente deveria ser. Ainda que os problemas persistam à espera de uma palpável Reforma Política, a mobilização urbana tem sido introjetada aos poucos, e tem se esforçado para se tornar um grande fruto que tem muito a fortalecer.

 

O papel das ciclovias na mobilidade urbana sustentável

Ciclovia Urbana Sustentável

A mobilidade urbana ainda é um desafio das grandes cidade. A ciclovia na mobilidade urbana é sinônimo de solução para o desenvolvimento sustentável, e exerce um papel muito importante, pois ajuda a formar um trânsito mais preciso, coeso e fluente. Veja agora alguns benefícios:

  • Não polui o meio ambiente – A bicicleta não emite o CO2 – principal causador do efeito estufa – responsável pelo aquecimento global;
  • Mobilidade urbana mais eficiente – Um carro tem a capacidade de ocupar o lugar de 42 bicicletas;
  • Auxilia o condicionamento físico e mental – Utilize sem moderação. Não é contraindicado para algumas idades. Todos podem fazer seu uso sem nenhuma restrição, o que pode lhe trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *