Mountain Bike
Ciclismo mountain bike e os estilos downhill e freeride
8 de setembro de 2016

Qualquer pessoa que deseja iniciar a prática do ciclismo é muito importante que conheça bem os limites do seu corpo. Embora pareça algo meio óbvio, muita gente ignora este fato, mas o que muitos não sabem é que esse detalhe faz toda diferença e pode se tornar um divisor de águas. É muito importante que o ciclista esteja preparado para sofrer transformações e muitas adaptações motora, psicológica e até mesmo fisiológica.

Como qualquer atividade física ou modalidade esportiva, no início, toda e qualquer atenção deve ser extremamente redobrada. Alguns aspectos básicos são fundamentais para prática de ciclismo para iniciante. A exemplo claro disso, temos o exercício da atividade em vias urbanas. É preciso ter muita atenção aos diversos perigos de trânsito, pistas sinuosas, obstáculos encontrados ao longo do percurso, falta de educação por parte dos motoristas, etc.

Bom, se você está realmente interessado em iniciar o ciclismo, e já se acha pronto para enfrentar os desafios que lhe aguardam, você está lendo o post certo. Vem comigo!

 

O ciclismo de estrada

Ciclismo de Estrada

A primeira dica que você deve tomar para si, independentemente do modelo de sua bicicleta, é realizar o ajuste da sua posição na bike. A altura entre o guidão e o assento devem estar proporcionalmente ao seu tamanho. Essa atitude é de extrema importância, haja vista que sua regulagem, quando feita de maneira correta, facilitará a caminhada.

 

Cuidados no ciclismo de estrada para iniciantes

  • Comece andando devagar, sem a menor preocupação de se “matar”. Seu corpo precisa de tempo para se adaptar a modalidade;
  • Sinta-se seguro. O ciclismo de estrada para iniciantes requer muita atenção consigo mesmo e com os demais motoristas. Busque informações sobre as leis de trânsito para ciclistas;
  • Utilize equipamentos de segurança como capacete, joelheira, além manter por perto alguns acessórios imprescindíveis como garrafa da água, bomba portátil, kit de reparo, etc.
  • Para realizar o ciclismo na estrada é preciso estar atento as modalidades do esporte e suas respectivas variações de bicicletas que são elas: Speed, Mountain Bike e Recreação.

 

Vejamos na íntegra o que cada uma significa?A bicicleta para ciclismo de estrada

 

Speed ou ciclismo de estrada

CICLISMO

– É um esporte bastante tradicional e tem crescido muito no Brasil. O speed possibilita a prática entre equipe, além de ser muito prático. O único problema para iniciantes é que as bicicletas de speed foram criadas para atingirem alta velocidade, o que a faz andar mais rápida do que as tradicionais. É importante ressaltar que elas não são confortáveis para o ciclista, pois o selim é mais alto que o guidão, obrigando ao mesmo a ficar em posição bastante inclinada.

 

Mountain bike

Mountain Bike

– É indicado para esportes em terrenos desnivelados deixando o ciclista em contato maior com a natureza. Este esporte não é muito indicado à ciclistas iniciantes, pois além de ser afastado da cidade, o que obriga a despender recursos para se locomover até as áreas isoladas, é preciso ter um fundo reserva para manutenção das bikes devido à constante exposição da bicicleta aos fatores de vulnerabilidade.

 

Passeio / Lazer

Ciclismo de Lazer

– Esta modalidade é indicada para todos os tamanhos, raças, cor e idade. Além de ser um esporte completamente saudável, é bastante prazeroso. Para ciclistas iniciantes, opte por uma bike bem confortável, que possibilite passeios agradáveis e tranquilos, como as Comfort Bikes, Beach Bikes (bicicletas praianas) ou alguns modelos Mountain Bikes mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *